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Diferencia entre revisiones de «Hotel Vitoria»

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El '''hotel Vitoria''' obra de Cassiano Branco, es uno de los edificios más destacables de la arquitectura moderna en Portugal. Construido entre 1934 y 1935, su perfil vanguardista desafía el contexto predominantemente cássico de la Avenida da Liberdade de Lisboa. La renovación de la imagen urbana de la ciudad que se produjo en la década de 1930 se llevó a cabo a partir de ingeniosas intervenciones en la fachada y, en esa medida, estuvo claramente protagonizada por Branco, el más inventivo, espectacular y cosmopolita de su generación. Las potencialidades del hormigón armado se reflejan en los voladizos de los balcones que articulan un juego de claroscuros de un expresionismo plástico sin precedentes en la construcción del momento y en la búsqueda de grandes vanos conseguidos por el acoplamiento sucesivo de ventanas con las dimensiones tradicionales.
El '''hotel Vitoria''' obra de Cassiano Branco, es uno de los edificios más destacables de la arquitectura moderna en Portugal. Construido entre 1934 y 1935, su perfil vanguardista desafía el contexto predominantemente cássico de la Avenida da Liberdade de Lisboa. La renovación de la imagen urbana de la ciudad que se produjo en la década de 1930 se llevó a cabo a partir de ingeniosas intervenciones en la fachada y, en esa medida, estuvo claramente protagonizada por Branco, el más inventivo, espectacular y cosmopolita de su generación. Las potencialidades del hormigón armado se reflejan en los voladizos de los balcones que articulan un juego de claroscuros de un expresionismo plástico sin precedentes en la construcción del momento y en la búsqueda de grandes vanos conseguidos por el acoplamiento sucesivo de ventanas con las dimensiones tradicionales.
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O Hotel Victória está classificado como edifício de interesse público. Coincidindo com a renovação da cidade de Lisboa que ocorreu ao longo da década de 1930 e na qual Cassiano Branco teve importante papel, o Hotel Victória articula referências modernistas europeias com alusões ao estilo decorativo Art Deco. Situa-se na Avenida da Liberdade e foi uma das obras mais relevantes concebidas por este arquiteto, tornando-se numa obra de referência da arquitetura portuguesa da época. Com o passar do tempo surgiram novas construções na Avenida da Liberdade e o edifício foi ameaçado de demolição, o que representaria uma perda irreparável para o património arquitectónico da Cidade e do País. Foi graças a intervenção do Instituto Português do Património Cultural que, apontando razões históricas e arquitectónicas, se decidiu que este seria um imóvel a preservar. O Hotel Victória foi projetado, numa primeira fase, como uma unidade hoteleira com cerca de 60 quartos, tendo Cassiano Branco optado, na sua construção, pelo betão armado.


A inauguração teve lugar em 1936 e, três anos mais tarde, eclodia a 2ª Guerra Mundial (o Hotel Vitória iria tornar-se em ponto de encontro de espiões franquistas e nazis). Em 1945 continuava em funcionamento como um dos hotéis mais conhecidos de Lisboa, mas sofria a concorrência de outros mais modernos e confortáveis. Encerrou em meados da década de 1960, ficando ao abandono até 1975, ano em que o Partido Comunista Português (PCP) o alugou para aí instalar o Centro de Trabalho Vitória[16] . Depois de ter sido alvo de um atentado bombista, em 1976, foram tomadas medidas de segurança que alteram a leitura do piso térreo. Em 1984, o PCP adquiriu o edifício com o apoio de uma recolha de fundos, e foi realizada a primeira acção de recuperação e restauro do edifício, com adaptação dos quartos a gabinetes de trabalhos e anulação das casas de banho privadas, reconstrução da pérgola no terraço (que ruiu no sismo de 1969), reposição da pala original sobre a entrada e limpeza e recuperação da fachada, incluindo as caixilharias, que se encontravam em estado avançado de degradação. Em 1994 realizou-se mais uma acção de recuperação: todo o revestimento em pedra da fachada foi limpo e reposto nas zonas em que existiam falhas com pedra proveniente das pedreiras de origem, substituindo-se os tubos cromados decorativos e das guardas das varanda, irrecuperavelmente oxidados, por tubos de aço polido com desenho e secção idêntica à original; foi efetuada uma recuperação e reorganização extensiva dos espaços do piso térreo.
A fachada possui aproximadamente 16.50 metros e é revestida a mármore, dando grande protagonismo ao Hotel Victória. Formada por dois corpos, um vertical de aparência maciça, e um outro horizontal, com balções corridos, guarnecidos com tubos metálicos, estes produzem um contraste com uma quebra de ritmo acentuada à verticalidade da primeira face á horizontalidade do segundo. A tensão criada pelos dois é acentuada pela presença do pilar que se destaca da superfície da fachada, e serve de eixo de rotação para o remate circular das varandas. A pérgola do terraço contribui para definir a leitura da sequência das varandas circulares como um volume em si, que serve de contraponto ao torreão. A fachada traduz a capacidade de estabelecer uma relação de equilíbrio instável exterior-interior.
O piso térreo, tratado com particular acentuação dinâmica de um jogo de planos e volume, garantindo por um lado, uma sólida relação com o solo, e por outro, respondendo á necessidade de contrariar o efeito que a inclinação da Avenida levantava, um problema de escada. Segundo o projecto, o edifício dispunha de um bar, uma sala para visitas, uma sala de jantar e duas copas no rés-do-chão. Nos pisos superiores, havia 14 quartos por piso, com corredores de circulação longitudinal abertos para a fachada principal e para a fachada tardoz, sendo que nos pisos inferiores, contava com a área de serviço, destinadas a apoiar todo o hotel.
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==Planos==
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Revisión del 17:11 12 sep 2015

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El hotel Vitoria obra de Cassiano Branco, es uno de los edificios más destacables de la arquitectura moderna en Portugal. Construido entre 1934 y 1935, su perfil vanguardista desafía el contexto predominantemente cássico de la Avenida da Liberdade de Lisboa. La renovación de la imagen urbana de la ciudad que se produjo en la década de 1930 se llevó a cabo a partir de ingeniosas intervenciones en la fachada y, en esa medida, estuvo claramente protagonizada por Branco, el más inventivo, espectacular y cosmopolita de su generación. Las potencialidades del hormigón armado se reflejan en los voladizos de los balcones que articulan un juego de claroscuros de un expresionismo plástico sin precedentes en la construcción del momento y en la búsqueda de grandes vanos conseguidos por el acoplamiento sucesivo de ventanas con las dimensiones tradicionales.

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Coordenadas:38°43′12″N 9°08′41″O / 38.719992, -9.144678. - Enlace para exportación de coordenadas: Geody. - Otros enlaces : GeoNames. Bing

Referencias

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